top of page

NOFACE SPECTRO "O PERSONAGEM"

Acredito que como todo jogador mais OLD SCHOOL comecei meu interesse em jogos nos primeiros sistemas de tabuleiro, posteriormente no digital o primeiro contato foi com o ATARI, SNESS, MEGA DRIVE, NINTENDO 64, PLAYSTATION E XBOX. 

 

Foi no RPG e nos primeiros jogos multiplayer que iniciei que escolhi o nick NO FACE, tradução sem rosto, escolhi este nick pois em épocas não tão distantes mal tínhamos câmeras ou máquinas digitais muitos jovens usavam ICQ e MIRC softwares de conversação onde mais se usava códigos do que os emoticons de hoje em dia, assim pensei que nick melhor que esse?

 

O codnome SPECTRO é novo e veio quase que na mesma época da série ARMA 2 justo para criar um sobrenome já que notei que havia no mundo virtual outras pessoas com nicks similares. O que poucos sabem é que antes da escolha desse nick virtualmente já usei REDWOLF e 3NDYABRADO principalmente no início dos jogos on line, contudo usei-os por pouco tempo, de fato uma marca registrada de quando eu jogava jogos de FPS e estava popularmente "matando" muito eu usava NOFACE 3NDY4BRADO.

 

Atualmente como um nome, assumi o nick como um personagem, principalmente com o tempo que comecei a jogar jogos com temáticas mais expansivas como os sandbox onde é necessário uma dose de "RP" Representação de Personagem.

 

 

JOGOS "A CARREIRA"

Na vida de todo "bom" jogador há sempre jogos que nos marcam e que acabam acompanhando ciclos parciais de nossa vida, sempre gostei de jogos de temática MILITAR, AVENTURA, ESPACIAL e AVIAÇÃO. Vou tentar fazer uma top list por console de 5 jogos por plataforma:

 

 

 

ATARI

Console

 

1. Pitfall

2. Hero

3. Asteroid

4. Enduro

5. River Raid

SNES

Console

 

1. Flash Back

2. Star Fox

3. Super Mario

4. Desert Strike

5. Tartarugas Ninja

PLAYSTATION

Console

 

1. Metal Gear

2. Ace Combat

3. Syphon Filter

4. Armored Core

5. Medal Of Honor

XBOX

Console

 

1. Halo

2. Brothers in Arms

3. Marines 1st to Fight

4. Full Spectrum Warrior

5. Black

PC

Primeira Geração - 386

 

1. Prince of Persia

2. F15

3. Battle Tank

4. Battle Chess

5. Spyder

PLAYSTATION 3

Console

 

1. U.S. Socom

2. Unsharted

3. Army of Two

4. Apache Air Assault

5. GTA V

PC

Segunda Geração

 

1. Quake

2. Counter-Strike

3. Day of Defeat Source

4. Delta Force

5. Wolfstain

MEGA DRIVE

Console

 

1. Mortal Combat

2. Sonic

3. Contra

4. Black Thorne

5. Out of this Wolrd

PC

Terceira Geração

 

1. Call of Duty

2. Medal of Honor

3. Insurgency

4. Tom Clancy Series

5. Armed Assault Series

São muitos títulos, alguns deles mesmo não sendo citados em outras eras de jogos também estiveram presentes de uma maneira mais rudimentar e pobre visualmente, mas ricas em sua proposta criativa, assim pensando em todas as épocas vou fazer um top 5 por gênero, afim de tentar ser justo com cada jogo!

 

 

 

 

RTS

Real Time Strategy

 

1. Supreme Commander

2. Company of Heroes

3. Men of War

4. Home World

5. Theatre of War

FPS

First Person Shooter

 

1. Swat

2. Armed Assault Series

3. Ghost Recon Classic

4. Medal Of Honor

5. Call of Duty

TPS

Third Person Shooter

 

1. Sniper Elite

2. Ghost Recon Future Soldier

3. Mass Effect

4. Splinter Cell

5. Metal Gear

Alguns jogos parecem simples mas ao longo dos anos me ajudaram a criar linhas de raciocíno focado no tático e estratégico, atualmente há alguns jogos assim que de forma indireta ensinam a você como jogador a gerenciar desde a si mesmo como elemento a outros escalões de combate como: esquadra, grupo de combate, companhia e divisões. Afim de tentar direcionar e auxiliar os jogadores dos novos tempos deixo a indicação:

 

 

Gerenciamento de Esquadrões - Alguns jogos listados abaixo funcionam de maneira individual ou até mesmo coop, contudo é interessante que o jogador aprenda a mover-se e gerir os elementos de maneira a aprender posicioná-los em campo entendendo as áreas de risco e manobras que pode executar! desta maneira conseguirá futuramente ajudar os combatentes humanos mais tarde liderando equipes virtuais:

 

1 - X-Com Enemy Unknow

2 - Doors Kickers

3 - Jaggde Alliance Back in Action

4 - Brothers in Arms Hells Highway

5 - Full Spectrum Warrior

6 - Ghost Recon Future Soldier

7 - Rainbow Six Vegas 2

8 - Ghost Recon Advanced Warfighter

 

Abaixo uma lista para você aprender a colocar em prática o que aprendeu com os jogos acima com jogadores humanos:

 

1 - Insurgency

2 - Americas Army

3 - Battlefield 3/4

4 - Call of Duty

5 - Arma 2/3

 

Cada um destes jogos tem uma dinâmica e uma forma de resposta com relação aos comando do usuário, alguns mais responsivos e outros menos, é interessante que você como líder ou jogador entenda que é necessário adptar-se a isso, mas que as funcionalidades conceituais não mudam, apenas tornam-se mais rápidas e mais letais de acordo com cada sistemática imposta pela plataforma de jogo ou simulação escolhida!

 

Gerenciamento de Grupos de Combate, Companhias e Divisões - Aqui a gestão começa a ficar um pouco mais complexa pois envolve o uso de múltiplas unidades de maneira conjunta ou com variedade de fogo ou apoio! Geralmente os jogos RTS são mais ricos nisso, assim:

 

1 - Men of War

2 - Company of Heroes

3 - Rainbow Six Classic (muito difícil achar esses jogos, sem contar que estão super desatualizados)

4 - Theatre of War

5 - Total War

6 - Wargame

 

Abaixo uma lista para você aprender a colocar em prática o que aprendeu com os jogos acima com jogadores humanos:

 

1 - Day Z

2 - Arma 2/3

3 - Warthunder

4 - Heroes and Generals

5 - Planet Side

 

Todos os jogos beiram do simples ao complexo, basta você buscar referências sobre o assunto e ao mesmo tempo entender a dinâmica de cada produto, o War Game por exemplo lida muito com uso de Companhia e Divisões, mas principalmente com o uso da logística e reabastecimento de unidades! 

 

Men of War lida com gasto de recursos, dominação de posições estratégicas e combate localizado com infantaria e forças combinadas de maneira a romper a inécia que há no choque de unidades de igual valor de força de combate.

 

Cabe assim a você, diariamente aprender e perceber essas nuances, que no fim tudo se somará em outros jogos de simulações mais complexas como a exemplo o Arma 3.

 

ARMA 3 "ATUALMENTE"

Desde o lançamento do Arma 2, respeitado jogo que foca em simulação de infantaria venho atuando fixamente nesse jogo e nas suas sequências que vem sendo lançadas pela BOHEMIA.

 

Esse estúdio de jogos é responsável por produzir inclusive o simulador VBS para grupos militares reais espalhados pelo globo e jogos contextualizados para o público que procura diversão mais madura nos jogos. Aparentemente simples a série Arma incrementa comandos em jogo ao qual o jogador tem que se desenvolver um pouco mais para poder operar de forma satisfatória as diversas funções agregadas ao jogo.

 

Sinto um misto de realização e frustração no Arma pois ele é garantia de diversão não somente para as pessoas que o jogam como infante, mas também para pessoas que tem um pouco mais de conhecimento podem não somente adestrar outros jogadores como podem entender e empregar táticas e estratégias reais adptadas aos limites desse simulador. Dentre todos os produtos voltado a militaria considero o Armed Assault a série mais completa e complexa atualmente no mercado onde o jogador pode empregar várias formas de atuação como elemento de Role Play, tal como de organização, liderança e gameplay, esse processo vem me agregando amizades e aprendizado a cada época a qual realmente administrei e joguei este produto! Espero que quem não o conheça aprenda a ter paciêcia pelas limitações e ao mesmo tempo admiração pela complexidade e materiais extras que este fornece a toda a comunidade internacional de jogadores por utilizar-se de uma engine semi-aberta!

 

Espero que nos cruzemos no campo de batalha como aliados ou inimigos e que nossa diversão seja sempre garantida por valores como respeito e amizade. Sinceros amplxos, NFC3SPECTRO.

 

 

 

 

bottom of page